Conheça mais sobre o Professor Luizinho do Partido dos Trabalhadores de Rio das Ostras

A FAMÍLIA – Luiz Henrique Gomes Alves, o Professor Luizinho, tem 47 anos. Nascido em Brasília, em 1973, é filho de José Cândido, seu Zezinho, bombeiro Militar aposentado, e da professora primária e dona de casa, Izabel Cristina. O mais velho de quatro irmãos: Erivelton Ricardo, Cristian José e Aretuza Cristina. É casado com Renata, com quem tem dois filhos: Gabriel, de 22 anos, e Gustavo, de 15 anos. Também é pai de José Luiz Alves, de 34 anos, filho de seu primeiro casamento com a professora Nelma Ferreira.

Professor Luizinho teve uma infância marcada por momentos de alegria: brincadeiras de rua, futebol no terrão, ‘caçar’ frutas na mata do cerrado, tomar banho no córrego Sobradinho… Após viver a sua infância em Brasília, muda-se em 1986, para o Rio de Janeiro, terra dos seus pais –  seu Zezinho é de Campo Grande e d. Izabel, de São Gonçalo. Morou em Campo Grande, Bangu e Cachambi.

Construiu uma família em Rio das Ostras com seus três filhos: José Luiz- carioca, Gabriel- candango e Gustavo- riostrense.

Todos os filhos de escolas públicas, no momento Gabriel é estudante de engenharia da UFRJ e Gustavo no IFF estudante do curso técnico de Automação Industrial.

Em 2018, viveu uma tragédia familiar, com a perda de seu irmão, Erivelton Ricardo,   em um acidente de moto, em Brasília. Seu irmão deixou a viúva Ivanete e dois filhos, Isabela e Erivelton Lucas, com quem Luizinho mantém contato constante, apesar da distância.

Encontros constantes também com seus irmãos Cristian José e Aretuza Cristina e suas famílias que moram em Brasília.

O PROFESSOR – Desde criança Luizinho sabia que seria Professor. Foi muito incentivado pelas professoras Aparecida, de História, e Cenira, de Biologia. Também viveu uma experiência curiosa, que também o incentivou a escolher o caminho da educação. Enquanto ia para escola estudar no ensino fundamental, tinha como colega de escola a mãe, que estudava no prédio ao lado no Curso de Formação de Professores. “Fiquei encantado com aquilo. Eu estudava em um prédio, com outros alunos do primário e no prédio ao lado, os estudantes de Formação de Professores, incluindo minha mãe, que atuavam como estagiárias em nossas salas de aula. Foi uma experiência maravilhosa. Que criança não queria estudar com a mãe no prédio ao lado nesta altura da vida?”.

Mesmo com todos os estímulos e da aptidão para o ensino, o caminho do professor Luizinho poderia ter sido bem diferente. Quem sabe, coronel Luizinho ou até mesmo craque Luizinho. Influenciado pelo pai Zezinho, ou melhor, sargento Alves, ele pensou em seguir a carreira militar. Chegou a se formar pela Escola de Oficiais da Reserva como 2º Tenente da reserva do Exército, no batalhão de Logística do Exército.

O país quase perde um excelente Professor e ganha um meia-esquerda talentoso – dizem os que o viram em ação. Flamenguista e fã de Zico, Luizinho sonhava em ser jogador profissional. Em 1987, foi aprovado nas seletivas para as categorias de base do Botafogo Futebol e Regatas e do Campo Grande Futebol Clube. Jogou no Campo Grande até 1991, quando desistiu da carreira.

No Clube da Zona Norte do Rio, entretanto, descobriu a paixão pela Educação Física. Ainda tinha o sonho de ser professor, mas estava em dúvida entre Ciências Biológicas ou História, como as antigas professoras que o tinham estimulado.

“Sempre tive o interesse em mudar a vida das pessoas e percebi, no Clube, que muitas crianças, que moravam em situação precária, sem estrutura familiar, sem acesso à educação, encontravam no Clube uma esperança. Elas mudavam, passavam a ter perspectivas, sonhos. Ali surgiu minha vontade de ajudar as crianças, de mostrar que é possível sonhar e mudar através do esporte. Ali resolvi ser professor de Educação Física”

Em 1990, o Professor Luizinho entra para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, onde se forma como Professor de Educação Física em 1995. Aprovado no 1º Concurso do Município de Rio das Ostras, toma posse como professor concursado da Rede Municipal, em 1998. Já era Professor de Macaé, desde o ano anterior.

Em 1996, foi o primeiro Professor do “Projeto Bom Dia”, convidado pelo idealizador e amigo Professor Mauro, falecido.  O projeto depois se tornaria um Projeto de Política Pública de Qualidade de Vida para Idosos do Município, encampado pela Prefeitura e ativo até hoje. Professor Luizinho continua dando aulas para os seus alunos preferidos.

De 2013 a 2016, atuou na secretaria de Ciência e Tecnologia, como Diretor do Centro Municipal de Qualificação Profissional, e Coordenador de Estágios. A frente do projeto teve a oportunidade de oferecer qualificação profissional para centenas de moradores do Município, bem como oferecer vagas de estágio supervisionado na Prefeitura a mais de 500 estudantes.

Além disso, Professor Luizinho também participou do processo de implantação do Transporte Universitário para Estudantes de Rio das Ostras, que permitiu a 1000 jovens do Município estudarem em faculdades em outros Municípios, como Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Campos, dentre outros.

“Acredito que esse seja o papel de um Governo, dar mais oportunidades a quem não teria condições. Uma das coisas que mais me orgulho naquele período foi termos conseguido junto a Viação 1001 transporte gratuito para os alunos da Qualificação. Muitos deles não teriam a oportunidade de se qualificar sem a condução, pois as aulas terminavam tarde e não havia transporte, por exemplo, para Cantagalo. Isso foi uma vitória grande de quem participou daquele processo”, avalia.

Como professor da Rede Pública há mais de 25 anos, teve a oportunidade de ensinar a milhares de  alunos. Muitos deles se tornaram mais do que estudantes, amigos, que conhecem e fazem parte deste sonho de construir uma Rio das Ostras mais humana e democrática.

Para Professor Luizinho, a Educação pode transformar a vida das pessoas e formar cidadãos com maior senso crítico e preparados para os cada vez mais complexos desafios do mundo. Por isso, ele quer transformar o futuro de Rio das Ostras e de sua juventude por meio de uma Educação Libertadora, como defendia o educador Paulo Freire.

RIO DAS OSTRAS – Professor Luizinho fixou residência em Rio das Ostras em 1993. Participou e participa da implantação de diversos projetos esportivos no município que promoveram e promovem o esporte e a qualidade de vida para os riostrenses.

Além de seu trabalho como Professor, participou de ações para a melhoria do Município que aprendeu a amar, estimulando a criação de associações e sindicatos.

Já morou em Cidade Praiana, Liberdade, Recanto, Cerveja, Centro, Bela Vista, Jardim Atlântico e Jardim Mariléa, onde reside atualmente. Na Cidade, os seus programas favoritos são: curtir a praia com a família, especialmente no Remanso, em Costazul, seu “point” preferido e se divertir com a esposa Renata e amigos em restaurantes e bares da Cidade.

Nestes quase 30 anos morando em Rio das Ostras, acompanhou e foi ator de mudanças no Município. Viu a pequena e bucólica Vila de Pescadores do Município de Casimiro de Abreu se transformar numa Cidade turística e idealizada por milhares de pessoas que, assim como ele, migraram para cá em busca de oportunidades. Entretanto, anos depois, Professor Luizinho compartilha com muitos moradores a frustração entre o que Rio das Ostras poderia ser e o que é.

POLÍTICA – Desde 1988 participa de ações políticas. Naquele ano, aos 15, então estudante da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, fez parte do Grêmio Estudantil. Nesta mesma época, integrou o movimento que lutou pela implantação da gratuidade em transportes públicos para estudantes, o “Passe Livre”. Um direito que, de lá para cá, beneficiou milhões de estudantes e famílias que sonham com uma vida melhor. Já na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, foi um dos fundadores do Diretório Acadêmico e coordenador geral. Além de diretor do DCE (diretório central dos estudantes)

Sua luta por melhores condições para os servidores municipais de Rio das Ostras o levou a participar da fundação do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras, o Sindserv, do qual foi coordenador geral de 2003 a 2005. Foi também coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – SEPE Rio das Ostras – Casimiro de Abreu, de 2005 a 2010.

Professor Luizinho acredita que a participação popular é fundamental para o desenvolvimento do Município. Ele foi um dos idealizadores da implantação do Orçamento participativo no Município de Rio das Ostras. Política pública implantada em diversos cidades governadas por Prefeitos petistas na década de 1990, como Santos, Porto Alegre e, no Rio, em Barra Mansa. Professor Luizinho inclusive foi um dos articuladores para a apresentação da ex-prefeita da cidade do Sul Fluminense em Rio das Ostras, em 1997. Em 1998 o Orçamento Participativo foi implantado em Rio das Ostras e, ainda hoje, é uma das ferramentas mais democráticas de participação popular no desenvolvimento de Políticas Públicas do Município.

Professor Luizinho foi membro do Conselho Escolar, por dois mandatos consecutivos; também foi membro do Conselho para aplicação de recursos da Educação, o Conselho do Fundeb; Vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar, responsável pela fiscalização da estrutura das cozinhas e das merendas escolares servidas aos alunos da Rede Pública de Ensino de Rio das Ostras.

O Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu na vida do Professor Luizinho em 1989, na primeira campanha depois da redemocratização. A primeira Campanha de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente. Naquela época, o jovem Luizinho fez campanha como líder estudantil e se filiou ao PT. Desde então, ele luta contra a  desigualdade social que assola nosso país.

Emocionou-se ao eleger, em 2002, pela primeira vez na história deste país, um operário Presidente. Num país governado desde sempre por uma elite torpe e que odeia sua própria população, conseguiu a façanha de eleger Lula presidente. Acompanhou de perto a mudança de vida. Milhões saíram da miséria e da pobreza extrema por meio das políticas públicas adotadas por Lula e pelo PT.

As conquistas do Partido dos Trabalhadores se espalharam por todo o país, beneficiando milhões de pessoas, inclusive em Rio das Ostras.

CONTATO

Entre em contato em um dos canais de atendimento do Professor Luizinho.